O LIFE Serras do Porto incide sobre a Paisagem Protegida Regional Parque das Serras do Porto, que engloba território dos municípios de Gondomar, Paredes e Valongo.
Paisagem Protegida Regional Parque das Serras do Porto
Encontramos no Grande Porto um refúgio improvável de natureza, que se desvenda um pouco mais a cada nova visita. Integrada na Rede Nacional de Áreas Protegidas e com um cariz marcadamente periurbano, a Paisagem Protegida Regional Parque das Serras do Porto apresenta-se como um espaço de proximidade, do qual a população é convidada a desfrutar de forma salutar, tal como a envolver-se na sua conservção.
A riqueza patrimonial destas serras é notável, estando em parte classificada também como Zona Especial de Conservação “Valongo”, da Rede Natura 2000.
Salienta-se a singularidade geológica, que nos leva numa longa viagem até ao Paleozoico e às famosas trilobites; os habitats e as espécies de fauna e flora nativas, muitas com estatuto de proteção ao abrigo da Rede Natura 2000; as tradições rurais e os vestígios arqueológicos, com destaque para o impressionante complexo subterrâneo romano de mineração de ouro, o maior do Império. Os vales dos rios Ferreira e Sousa levam-nos a abstrair da agitação do quotidiano, enquanto o efeito miradouro das cumeadas proporciona uma vista panorâmica sobre a urbe envolvente e registos fotográficos ímpares do Porto, do rio Douro e do oceano Atlântico.
Não obstante, este território enfrenta grandes desafios, agravados pelas alterações climáticas, em torno das plantas invasoras, da gestão florestal e hídrica, da prevenção de incêndios e da salvaguarda da bidiversidade, entre outros.